39ª Semana Internacional da Vela em Ilhabela
segunda-feira, 25 de junho de 2012De 7 a 14 de julho acontece em Ilhabela, no litoral de São Paulo, a 39ª Semana Internacional da Vela. A Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela acontece na semana seguinte, de 20 a 22 de julho.
Cerca de 400 barcos e 2.000 velejadores de países como Argentina, Uruguai, Chile, Itália e Alemanha devem disputar as regatas no canal de São Sebastião. A expectativa da Secretaria de Turismo e Fomento é que a cidade receba cerca de 80 mil turistas durante o mês do evento.
Além de acompanhar as competições, os turistas que visitarem a ilha podem praticar diversas atividades de esporte e ecoturismo, como trekking e observação de pássaros – em Ilhabela é possível avistar com facilidade mais de 3.000 espécies de aves marinhas e migratórias.
As inscrições para a 39ª Rolex Ilhabela Sailing Week estão quase acabando e os velejadores devem literalmente correr para participar do maior evento de vela oceânica da América Latina. Restam poucas vagas para a competição, no Yacht Club de Ilhabela, com presença de alguns dos melhores velejadores da América do Sul e equipes do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.
A taxa está em R$ 400,00 por tripulante e o processo de inscrição é feito pela internet por meio do portal oficial do evento: risw.com.br. O número de barcos segue limitado a 150, para garantir melhor competitividade e segurança dos participantes – tanto nas raias, quanto nas dependências do Yacht Club de Ilhabela (YCI).
A organização comemora o sucesso da classe HPE, que deve bater recorde de barcos confirmados. A categoria é uma das mais populares da vela oceânica e os resultados quase sempre são imprevisíveis. “O ponto principal do sucesso da categoria 100% brasileira é custo beneficio. Outro fator importante é que a classe não tem rating, ou seja, o barco que chega na frente vence as regatas. Outro aspecto é o número de tripulantes, quatro, mais fácil de juntar, além do custo menor”, relata José Nolasco, diretor de vela do YCI. “A ideia da classe HPE nasceu no Yacht Club de Ilhabela e faz parte da história da vela oceânica nacional. As mudanças recentes, principalmente na área vélica, deixaram o veleiro mais ágil e os resultados estão cada vez mais equilibrados”, completa.
A Rolex Ilhabela Sailing Week faz parte do XV Campeonato Sul-Americano das Classes, S40, ORC Internacional e ORC Club. Em 2011, os campeões foram o chileno Pisco Sour, na classe S40, e o Touché, de Ernesto Breda, na ORC. As classes confirmadas são: S-40, ORC, HPE 25, C30 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã do dia 8 de julho, com as regatas Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal – HPE 25.
Como já era previsto, a BRA-RGS lidera o número de inscritos com 60 veleiros confirmados entre as subdivisões A, B, C, Maxi, Cruiser A e B. O Icthus, que é um Fibramar Race 26, tentará o título da RGS C. “O mais interessante é rever os velejadores e aprender técnicas para otimizar o aproveitamento do vento bem como aprimorar a velejada em regatas, uma vez que estaremos competindo com os melhores”, relata o comandante André Torrente. A tripulação é formada por surfistas e velejadores acostumados a regatas e travessias regionais. O barco foi desenvolvido na década de 80 para Lars Grael, um dos maiores nomes da vela de oceano do País.
Principal evento náutico esportivo da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor(CBVM), das Classes ORC, S40, HPE, C30 e BRA-RGS, e parcerias da Prefeitura de Ilhabela (PMI), do Yacht Club Argentino(YCA), e da Brancante Seguros. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela(YCI).
Fonte: O Noticiado