Copa Suzuki Jimny: Abertura confirma força da classe ORC em Ilhabela
quarta-feira, 21 de março de 2012Apontada como a principal classe de rating da vela oceânica, a ORC confirmou a consolidação na Copa Suzuki Jimny 2012 durante o primeiro fim de semana da etapa inicial no Yacht Club da cidade Ilhabela (YCI). O Mundial deste ano, que será na Finlândia apenas em agosto, já tem quase 100 inscritos de 11 países.
As regatas com os ‘barcos grandes’ tiveram a participação de outros veleiros como o Carioca, da S40, e Colin, da M24.5, medindo com os sempre favoritos Tomgape (ex-Touché), Asa Alumínio, Orson, Sextante e Tembó Guaçú (ex-Loyal). As provas foram bem disputadas, mas o Tomgape (Ernesto Breda) levou a melhor no tempo corrigido e lidera o campeonato com quatro pontos perdidos em quatro regatas, ou seja, com 100% de aproveitamento.
“A ORC tem uma regra que permite a tripulação mostre seu potencial tirando o máximo do barco e o projetista tem espaço para otimizar o trabalho e não está preso ao desenho. Nos veleiros de classe única, os desenhos podem ficar obsoletos. O rating é importante, pois permite que os modelos mais antigos corram com os modernos”, ponderou Ernesto Breda.
Na ORC, por exemplo, nem sempre quem cruza a linha de chegada, o chamado Fita Azul, é o vencedor. Há uma série de cálculos (rating) envolvendo tamanho do barco, área vélica e outros fatores para equalizar veleiros de tamanhos diferentes e definir o vencedor.
O atual campeão da Copa Suzuki Jimny é o Orson Mapfre. O comandante Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu, está feliz com o atual momento da ORC no Brasil e projeta a entrada de outros veleiros medindo na categoria.
“Esse ano com a volta do Touché (Tomgape) será mais difícil para a gente. A tripulação é mais entrosada e deixa o evento mais competitivo. É legal ver novos barcos medindo na ORC e veleiros como o Asa Alumínio e Touché voltando”, relatou Kalu.
O Asa Alumínio, liderado por Mário Martinez, reuniu a tripulação tradicional da embarcação em Ilhabela para correr o Circuito. Além de fazer frente aos outros ORC, a equipe se junta para reviver a amizade. “Todos são amigos e é muito gostoso velejar em família. Corremos juntos desde os anos 90. Agora, nós temos muitos desafios no ano como a Rolex Ilhabela Sailing Week e a Semana de Antígua”, projetou.
A etapa inicial da Copa Suzuki Jimny será finalizada no próximo final de semana e também terá veleiros na HPE, C30 e BRA-RGS (A, B, C e Cruiser).
As regatas da BRA-RGS
O domingo foi perfeito para a prática da vela no Litoral Norte. O belo dia de sol e ventos entre 11 e 13 nós permitiu a realização de duas regatas para todas as classes, à exceção da HPE que teve três provas na raia montada na Ponta das Canas, no norte de Ilhabela.
O novo líder da BRA-RGS A é o Inaê Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho). O barco venceu duas das quatro regatas disputadas neste fim de semana e está em primeiro. Na segunda colocação vem o Fram (Felipe Aidar), que perdeu a ponta após um protesto na manhã deste domingo (18).
Na B, o Nomad (Mauro Dottori) segue na liderança com três vitórias e um segundo lugar, seguido pelo Blue Too (Domingos Carelli). O campeão de 2011, o Palmares (José Romariz Filho) está em quarto, o que mostra o equilíbrio da classe.
“As equipes estão bem treinadas e esse entrosamento só faz crescer a nossa categoria. Não podemos bobear, mas será difícil repetir o título do ano passado, já que trocamos tripulantes”, contou José Romariz.
Na C, duelo quase empatado entre Rainha (Leonardo Pacheco) e Ariel (Luis Pimenta), com seis e sete pontos perdidos, respectivamente. Na Cruiser, o Hélios II – Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) venceu as quatro disputadas.
Equilíbrio na HPE
Com desempenho perfeito neste domingo, o Bond Girl (Carlos Henrique Wanderley) assumiu a liderança da HPE. Foram três vitórias para a tripulação. Após seis regatas, já começa a valer um descarte na Copa Suzuki Jimny e a equipe soma sete pontos perdidos. O segundo colocado, o Take Ashauer (Márcio Ashauer), tem 18. A raia de HPE contou com 16 barcos neste fim de semana.
No C30, outra classe one-design, o Barracuda (Humberto Diniz) venceu os quatro duelos com o +Realizado (José Apud).
Resultados
ORC – após quatro regatas
1º – Tomgape (Ernesto Breda) – 4 pontos perdidos (1+1+1+!)
2º – Carioca (Roberto Martins) – 11 (4+3+2+2)
3º – Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) – 11 (2+2+4+3)
HPE – após seis regatas e um descarte
1º – Bond Girl (Rick Wanderley) – 7 (1+3+9+1+1+1)
2º – Take Ashauer (Marcos Ashauer) – 18 (3+7+2+2+4+7)
3º – Iansã (Arthur Vasconcellos) – 19 (9+2+1+4+7+5)
4º – Ginga (Breno Chvaicer) – 21 (8+1+3+7+6+4)
5º – Avantto (Dario Galvão) – 24 (5+6+5+3+5+17)
6º – SER Glas Eternity (Marcelo Bellotti) – 25 (10+10+4+6+3+2)
RGS-A – após quatro regatas
1º – Inaê-Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho) – 7 (1+3+1+2)
2º – Fram (Felipe Aidar) – 11 (7+1+2+1)
3º – BL3 (Clauberto Andrade) – 11 (2+2+3+4)
RGS-B – após quatro regatas
1º – Nomad (Mauro Dottori) – 5 (1+1+1+2)
2º – Blue Too (Domingos Carelli) – 9 (2+2+2+3)
3º – Asbar II (Sérgio Klepacz) – 14 (4+3+3+4)
RGS-C – após quatro regatas
1º – Rainha (Leonardo Pacheco) – 6 (1+1+3+2)
2º – Ariel (Luis Pimenta) – 7 (3+2+1+1)
3º – Jazz 4 (Volnys Bernal) – 13 (4+3+3+3)
RGS-Cruiser – após quatro regatas
1º – Helios/Sírio Libanês (Marcos Lobo) – 4 (1+1+1+1)
2º – Cocoon (Luiz Caggiano) – 10 (2+2+3+3)
3º – Pirajá (Rubens Bueno) – 12 (3+5+2+2)
C30 – após quatro regatas
1º – Barracuda (Humberto Diniz) – 4 (1+1+1+1)
2º – Realizado (José Apud) – 8 (2+2+2+2)
Fonte: Final Sports