Hospital Municipal de Ilhabela melhora índices de qualidade e humanização
segunda-feira, 26 de março de 2012O programa de revitalização do hospital completou um ano e trouxe saldos positivos para os pacientes e para a equipe hospitalar.O Hospital Municipal “Governador Mário Covas Júnior” em guia Ilhabela comemora os índices implantados há um ano pelo Programa “Qualidade e Humanização”.
Com o objetivo de elevar o desempenho administrativo e a qualidade dos serviços prestados, são reavaliados periodicamente índices como: taxa de ocupação hospitalar, tempo médio de permanência, taxa de mortalidade institucional, taxa de índice de parto cesárea, taxa de infecção hospitalar, taxa de cirurgia suspensa, índice de pessoal por leito, enfermagem por leito e taxa de absenteísmo.
O projeto faz parte do Programa de Revitalização de Hospitais promovido pelo Cealag (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão) do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Levando em conta os princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde) o programa prevê uma pontuação de avaliação de desempenho de acordo com o cumprimento de metas estabelecidas pelos consultores. Foram aplicadas pesquisas de satisfação e pesquisa de clima organizacional além de cursos de gestão de processos. Uma das iniciativas foi a ampliação do horário de visita aos pacientes internados e em observação, que antes era das 14h às 16h e das 20h às 20h30 e agora é das 10h às 21h – a medida garante a flexibilidade de horário para os visitantes e sua maior permanência contribui com a melhora do estado dos pacientes.
Segundo o consultor do Cealag, Dr. Giovanni di Sarno, que acompanha as atividades em Ilhabela, os próprios funcionários estabeleceram um planejamento estratégico com metas a serem cumpridas. “Os funcionários estão comprometidos com o programa e já houve evolução inclusive medida pelos instrumentos de avaliação. Há resultados concretos dentre eles a maior auto-estima de toda a equipe e o número de funcionários por leito e o aumento de horas de treinamento”, explicou o consultor.
Na opinião da gerente de enfermagem do hospital, Mara Celi Reis de Lima, após um ano do início são visíveis as melhorias implantadas, o aumento da profissionalização da equipe e a educação permanente da administração. Conforme o andamento, a tendência é que os índices melhorem ainda mais com o passar do tempo, fazendo com que a equipe concretize um de seus objetivos: tornar o Hospital Municipal Mário Covas o melhor hospital de pequeno porte do Estado de São Paulo.
Fonte: O Noticiado