II Feira de Educação Ambiental atrai centenas de visitantes em Ilhabela
quinta-feira, 9 de agosto de 2012A II Feira de Educação Ambiental foi promovida na manhã do último sábado (4/7), no Centro Educacional e Cultural “Prefeito Roberto Fazzini”, na Praia Grande, em Ilhabela. O evento foi realizado pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, junto às escolas municipais.
A I Feira de Educação Ambiental foi realizada na Escola Municipal José Antônio Verzegnassi, na Água Branca, em parceria com a Transpetro. Já em 2010 e 2011 a cidade participou do II e III Fórum Regional de Educação Ambiental do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.
Na ocasião foram divulgados os nomes dos alunos vencedores do concurso de desenho, poesia e fotografia. Cada escola enviou até três produções de cada categoria. Na modalidade “Desenho”, a aluna Manuela de Freitas Oliveira, da Escola Municipal Profª Iracema França Lopes Corrêa, foi a vencedora da Categoria Mirim. Na Categoria Infantil, Gabrieli Aparecida da Silva do 1º ano B, da Emei Dr. Salvador Arena.
Na Poesia, Categoria Infanto-juvenil I, o vencedor foi Fábio de Oliveira do 4 ª ano da E.M. Profª Dercy Andrade de Castro e, na Categoria Infanto-juvenil II, Arthur Guilherme Araújo de Almeida, do 5ª ano da E.M. Profª Ophelia Reale Montanhesi.
Na Fotografia, Categoria Juvenil, os vencedores foram Maria Eduarda Damachi, do 9º ano E, e Edilson Franciso dos Santos do 4º Termo A do Ensino de Jovens e Adultos, ambos da E.M. Profª Dra. Ruth Correia Leite Cardoso.
Programação Artística – Ainda como parte da programação artística, o Professor Amadeu Mattos, da cidade de São Sebastião, apresentou uma canção inspirada no Meio Ambiente. Ele é geógrafo e atualmente trabalha como Coordenador de Educação Ambiental na Secretaria de Educação de São Sebastião.
Dentre as apresentações das escolas da Rede Municipal, os alunos da Escola Municipal Ophelia Reale Montanhesi realizaram uma apresentação de dança e música sobre a reciclagem do lixo; a Escola Municipal Waldemar Belisário mostrou a divertida paródia “Criando com a música”; a Escola Municipal Ophelia Reale Montanhesi levou uma esquete sobre o descarte de óleo usado; a Escola Municipal Sebastião Leite da Silva apresentou a canção “Cuidando do nosso Planeta”; e os alunos da Escola Municipal Ophelia Reale Montanhesi levaram uma esquete teatral sobre o descarte consciente de remédio.
Foi apresentada a peça teatral “Bula e a Consciência Perdida”, do elenco do Pés no Chão, e uma encenação com o tema “Dengue” pelos agentes comunitários da Secretaria da Saúde.
Os visitantes também puderam prestigiar uma exposição com os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes a partir do tema “Educação para todas as formas de vida”.
Educação Ambiental – A Equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente expôs suas atividades e levou uma mostra de arte com recicláveis na Feira.
Foram montados vários painéis com fotos dos elementos da fauna e da flora de Ilhabela e das atividades da Secretaria de Meio Ambiente.
A equipe também promoveu no local uma oficina de arte com recicláveis e tecidos, pintura de rosto representando os animais da Mata Atlântica, exposição de produtos artesanais feitos com palha de palmeira e artesanato caiçara, além da distribuição de plantas medicinais e de sementes de girassol. A Biblioteca Ambiental Itinerante também marcou presença e mostrou diversas publicações voltadas ao tema. O Viveiro Municipal Aroeira distribuiu mudas de espécies frutíferas ao público presente.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre a Ilhabela:
- Moradores se mobilizam contra mudança de zoneamento em Ilhabela
- Moradores da Barra Velha indicam prioridades na V audiência do Plano Plurianual de Ilhabela
- Ilhabela deve receber 15,5 mil veículos neste feriadão de Corpus Christi
- Cantora de Ilhabela lança seu 1º CD na abertura da Festa da Padroeira
- Curso sobre vacina aconteceu em Ilhabela