Novos caminhões e mais horários agilizam coleta de lixo na temporada de verão em Ilhabela
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013A chegada de novos caminhões e a ampliação dos horários agilizaram a coleta de lixo na temporada de verão em Ilhabela. Mesmo com o triplo do volume de lixo produzido em relação ao período de baixa temporada, a intensificação do serviço de recolhimento tem evitado acúmulos em ruas e praças da cidade.
A Prefeitura de Ilhabela contratou emergencialmente a empresa Peralta Ambiental Ltda para a coleta de lixo orgânico. O contrato firmado no fim de dezembro é válido por 180 dias ou até a conclusão de processo licitatório que pretende terceirizar o serviço, o que ocorrer primeiro.
Ao todo, quatro caminhões prensa com sistema de compactação são utilizados no trabalho, além de um caminhão menor com tração 4×4 para atender locais de difícil acesso e regiões mais íngremes. A frota de caminhões de coleta do município é antiga e vinha apresentando vários problemas.
No último dia 27 de dezembro, na chegada dos caminhões da empresa contratada, o secretário municipal de Meio Ambiente, Edvaldo Anísio, citou a ampliação da coleta. “Com esse caminhão menor, por exemplo, podemos chegar a locais como a parte alta do Morro do Cantagalo, na Vila; a Travessa da Raposa, Buraco do Morcego e Buraco Fundo, no Alto da Barra Velha; ruas estreitas do Saco da Capela, Bexiga, Praia Grande, entre outros”, exemplificou o secretário de Meio Ambiente.
São caminhões com menos de um ano de uso e equipamentos novos para a coleta. “Temos a proposta de melhorar o sistema de coleta da cidade e há mais de um ano estávamos estudando a questão do lixo, mas tivemos problemas na licitação. Como toda temporada de verão a gente tem um grande aumento da produção de lixo, gerando uma série de transtornos, fizemos essa contratação emergencial para garantir a qualidade da coleta para todos e enquanto preparamos o processo licitatório para a terceirização do serviço”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
Fora da temporada são coletadas em média 28 toneladas diariamente. Já no período entre 26 de dezembro e 10 de janeiro, considerado o pico da temporada de verão, este número salta para 75 toneladas por dia. Na região, Ilhabela era o único município que ainda mantinha serviço próprio de coleta de lixo.
Fonte: Prefeitura Ilhabela
Mais notícias sobre a Ilhabela:
- Ilhabela: Praça de Eventos do Galera, Castelhanos, Vila e Praia Grande recebem Festa das Crianças
- Ilhabela realiza 1° Festival de Gastronomia Internacional em novembro
- Prefeitura de Ilhabela inaugurou a 1ª biblioteca do sul da ilha
- Ilhabela anuncia redução do valor da passagem de ônibus
- Copa Vanguarda de Beach Soccer em Ilhabela: competição começa no dia 8