Cor e criatividade marcam exposição de artes de Claudio Souza Pinto em Ilhabela
terça-feira, 15 de janeiro de 2013“Máscaras do Cotidiano” é a mostra de artes plásticas com as obras de Claudio Souza Pinto, promovida pela Prefeitura de Ilhabela até o dia 28 de janeiro na Secretaria da Cultura, na Vila. Com reconhecimento internacional, o conjunto de obras do artista plástico é marcado pelo humor, criatividade e o refinamento nas pinturas. Para o artista, a vida é um grande teatro. Ao invés de rostos, máscaras. Ao invés de corpos, comportamentos são evidenciados. É nesse contexto que foram criadas as obras de Claudio Souza Pinto.
Não há nada além de roupas, chapéus, sapatos, máscaras. Não há nada dentro das roupas, chapéus, sapatos, máscaras, gestos, movimentos, trejeitos, volumes corporais e posturas. Nos quadros dele os seres humanos são ilustres desconhecidos. Só se sabe das suas aparências. Dos seus movimentos visíveis.
O forte contraste entre as cores evidencia a harmonia e a profundidade das obras, característica que mexe com os sentimentos de quem as vê. “Pinto as vestes do ser humano, pois a sociedade só dá valor à aparência. Só que estas camuflam sentimentos”, conceitua o artista. Para ele, as máscaras são mais do que frutos da criatividade. Elas são as situações que todo mundo enfrenta. “Todos nós temos diferentes máscaras de comportamento, que surgem de acordo com a ocasião”, diz.
Fonte: Prefeitura Ilhabela