Uso correto da ciclovia em Ilhabela proporciona segurança a ciclistas, pedestres e motoristas
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011A Prefeitura entregou à população da cidade de Ilhabela um extenso trecho de ciclovia de cerca de 1,5km – que liga a rotatória da balsa até o Fórum, juntamente com a primeira fase da reurbanização da Avenida Princesa Isabel, no início de maio. A ciclovia se integrou à duplicação da avenida, que também ganhou calçadas, ponte, rotatórias, acessos aos bairros Água Branca e Barra Velha, jardins e faixas elevadas para travessia de pedestres. Após a duplicação, o índice de ocorrências de trânsito baixou consideravelmente.
Em seis meses, os moradores perceberam no dia a dia como melhorou a fluidez do trânsito neste trecho, facilitando principalmente o cotidiano dos ciclistas, porém, nem todos os pedestres aprenderam que não podem caminhar na ciclovia.
Recentemente, a Divisão de Trânsito e Serviços Municipais (DSTM) efetuou a pintura de sinalizações por toda a extensão, indicando o tráfego apenas de ciclistas no local, de forma a reduzir o risco de acidentes com pedestres.
Segundo o diretor municipal de Trânsito, Marcelo Santos, a ciclovia tem papel essencial em um município que pretende economizar espaço urbano, diminuir o número de veículos nas ruas, diminuir conflitos de trânsito e melhorar os índices ambientais.
Cabe ao pedestre apenas não circular pela ciclovia e atravessar nas faixas. Já ao ciclista, cabe usar de fato as ciclovias, estar sempre à direita e jamais pedalar pelas ruas na contramão. Os ciclistas também devem estar atentos com automóveis saindo ou entrando em garagens, veículos dando marcha ré, pessoas distraídas cruzando a rua e motoristas desatentos abrindo a porta de seu veículo.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), explica que a estrutura para o tráfego está sendo cada vez mais incrementada e a equipe de Trânsito está comprometida em baixar o índice de ocorrências. “A prefeitura instalou oito travessias elevadas de pedestres e a equipe de trânsito tem se empenhado na sinalização, em trabalhos educativos e na orientação junto à população para que haja conscientização e se proporcione a segurança necessária a todos – pedestres, condutores e ciclistas”, informa Colucci.
Mais ciclovia – As obras da ciclovia do trecho Perequê-Barra Velha começaram em junho e contemplarão diversos acessos. Em breve os becos escuros que levam à praia serão calçados e iluminados, com rampas de acesso para portadores de necessidades especiais que levarão à ciclovia.
Todo o percurso da ciclovia foi estudado pela prefeitura, que modificará e adaptará muitos locais que sofreram intervenções irregulares ao longo do tempo.
Com autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e licenciamento da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a primeira fase das obras terá o investimento de R$ 850 mil – recebidos por meio de convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) e R$ 220 mil do Ministério do Turismo.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre a Ilhabela:
- Prefeitura e Parque Estadual de Ilhabela divulgam horário de tráfego da Estada dos Castelhanos
- Ilhabela deve ter mais navios no próximo verão
- Ilhabela abre processo seletivo para funções na área de esporte
- Jipe com turistas tomba em avenida de Ilhabela, SP
- Homem sofre fratura ao cair de encosta em Ilhabela