Veleiro de quase 100 anos competirá na Rolex Ilhabela Sailing Week
quinta-feira, 4 de julho de 2013A maior competição de vela oceânica da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week, acontecerá entre os dias 6 a 13 de julho no litoral paulista, trazendo os maiores nomes do esporte para a competição.
Nesse cenário de muitos desafios em Ilhabela (São Paulo), a flotilha do prova receberá uma lenda dos mares: o veleiro Atrevida. O casco branco com um fio vermelho na linha d’água, velas com as bordas vermelhas e acessórios do convés em mogno de demolição e também em aço inoxidável personalizados com a gravação do nome do barco trazem de volta a nostalgia do modelo que carrega quase 100 anos de história.
Desde a completa restauração, concluída em 2005 depois de 14 meses em um estaleiro em Santos, a tripulação sonhava em levar o barco construído em 1923, no galpão da família Herreschoff, em Bristol (EUA), para competir em Ilhabela.
Neste ano, finalmente, a reforma e o resgate do sistema de velas foram concluídos, que ajudou a atribuir ao barco fama e prestígio devido ao desempenho nas principais regatas da costa leste dos Estados Unidos, disputadas na primeira metade do século passado.
“Com a instalação das novas velas e cabos, conforme a área vélica (dimensão das velas) do plano original, o barco ficou muito equilibrado, interessante de se velejar. O Atrevida se comporta, hoje, como um veleiro mais leve, apesar das 90 toneladas”, comentou o velejador Atila Bohm, capitão da embarcação desde 2008.
O veleiro competirá nas duas maiores regatas da Rolex Ilhabela Sailing Week, na classe RGS Cruiser. “O barco teria velocidade suficiente para competir nas demais provas, mas não possui a ‘manobrabilidade’ necessária para correr nas provas mais curtas, entre boias”, afirmou Bohm.
Medindo 29 metros, o Atrevida atinge a velocidade de 8 a 11 nós (até 20Km/h) com ventos médios, com cerca de 9 ou 10 tripulantes operando na embarcação.
Fonte: Webenture