Fundo Social e Senar promovem curso de artesanato em fibras naturais em Ilhabela
quarta-feira, 6 de março de 2013O Fundo de Solidariedade de Ilhabela e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) iniciaram na última segunda-feira (4/3) o curso de “Artesanato para Datas Comemorativas” com o uso de fibras naturais. Ao todo, 15 alunas participam das aulas no Centro de Formação e Capacitação Profissional, no alto da Barra Velha.
Segundo o professor do Senar, Donizete Pinto Ribeiro, os materiais utilizados são fibras naturais como palha de milho e taboa. “Estão aprendendo a confeccionar cestos, porta-guardanapos, flores, entre outras peças”, citou. Em razão da proximidade da Páscoa, as alunas estão produzindo um cesto de fibra com um pequeno coelho de tecido, que poderá ser utilizado por exemplo para guardar ovos de chocolate.
As participantes estão empolgadas com a nova oportunidade. “É uma delícia aprender algo novo e este é o segundo curso de artesanato que faço aqui”, afirma dona Doneve Justino, 61 anos, que mora há 41 anos na ilha e que expõe seus trabalhos na Secretaria da Cultura na cidade de Ilhabela.
Os cursos realizados nesta parceria Fundo de Solidariedade e Senar também atraem moradores de outros municípios da região. É o caso de dona Veneranda Teixeira de Almeida, 63 anos, que mora na Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião. “Sempre gostei de artesanato e este é meu segundo curso. Tendo vontade a gente sempre pode aprender”, ressalta dona Veneranda, que afirma já comercializar alguns trabalhos e assim gerar renda. A segunda etapa do curso será realizada nos dias 14 e 15 de março.
Fonte: Prefeitura Ilhabela
Mais notícias sobre a Ilhabela:
- Ilhabela espera uma das melhores temporadas de verão de sua história
- Prefeitura e Parque Estadual de Ilhabela divulgam horário de tráfego da Estada dos Castelhanos
- Ilhabela e seus EnCantos é tema do II Varal Fotográfico
- Projeto Dança e Movimento tem início neste sábado em Ilhabela
- Campanha de Doação de Sangue coleta mais de 50 bolsas em Ilhabela