Hospital de Ilhabela e Cealag promovem fórum sobre parto humanizado na próxima semana
quinta-feira, 7 de março de 2013A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde na cidade de Ilhabela, em parceria com o Cealag (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão), promoverá um fórum sobre parto humanizado no próximo dia 15 de março, às 19h, no Ilha Flat Hotel, no Perequê, O tema é “A Humanização na Assistência Obstétrica”.
O evento é organizado pela equipe do Hospital Municipal “Governador Mário Covas Junior”, de Ilhabela, e tem por objetivo a discussão e o aprimoramento na execução desta política pública, que integra o programa federal denominado “HumanizaSUS”, do qual a proposta principal é a humanização da assistência à saúde. Nela está inserido o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento. Estão convidados profissionais da área de saúde do Litoral Norte e Vale do Paraíba, autoridades e diversos segmentos representativos da sociedade civil.
O fórum terá como palestrantes e moderadores os seguintes profissionais: o médico ginecologista e obstetra Dr. Aloísio Punhagui Cuginotti, mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp e especialista em Medicina Preventiva pela AMB e Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde; a médica sanitarista Dra. Tânia Di Giacomo do Lago, com mestrado e doutorado na área de saúde reprodutiva, professora assistente do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e pesquisadora do Instituto da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde da Cidade de São Paulo; e ainda a médica epidemiologista Dra. Daphne Rattner, professora adjunta da Universidade de Brasília, presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento – ReHuNa e integrante da diretoria da International MotherBaby Childbirth Organization – IMBCO e organizadora do livro “Humanizando Nascimentos e Partos”.
Parto humanizado na ilha
A maternidade do Hospital Mario Covas trabalha com a filosofia da humanização. Dentre os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar da maternidade estão as enfermeiras obstetras, que têm papel relevante na humanização da assistência. Outras medidas adotadas pela instituição é a melhora constante do ambiente: liberdade de posição para a mulher tanto no pré-parto como no parto, não obrigatoriedade de uso das roupas privativas da instituição, uso de métodos não farmacológicos para alivio da dor, como banho terapêutico e massagem, alojamento conjunto, que é a permanência 24h de mãe e bebê juntos, visita aberta, entre outros. Desde o primeiro parto é respeitada a lei que garante a permanência de um acompanhante durante toda a internação das gestantes.
Fonte: Prefeitura Ilhabela