Ilhabela: Em clima de festa, feira de trocas propõe reflexão sobre descarte do lixo
quarta-feira, 4 de julho de 2012A Feira de Trocas de Ilhabela recebeu cerca de 400 pessoas na tarde do último domingo (01/07) na Praça da Mangueira, no Perequê, com música ao vivo no “Palco Aberto” e música dos DJs Felipe Hadler e Júlio Bittencourt; oficina de compostagem e de peteca de palha; trocas de produtos, serviços e saberes e uma exposição de projetos sociais de Ilhabela e ecoprojetos da região no Mural de Sustentabilidade.
A oficina de compostagem com minhocário ministrada pelo permacultor Ricardo Thaler chamou a atenção e contou com 20 inscritos que aprenderam como potencializar todo o lixo orgânico gerado na cozinha de uma casa para formar um adubo para as plantas do jardim e da horta. Além de permacultor, Ricardo é designer de Sustentabilidade, graduando em Gestão Ambiental pela USP e criador da Rede de Minhocários Urbanos.
Diversão e Arte – As crianças se divertiram fazendo suas trocas e brincando na Praça com as petecas de palha feitas artesanalmente por elas mesmas numa oficina promovida pela voluntária da feira, Karine Bakun.
Na segunda metade da feira o “Palco Aberto” da centenária mangueira da Praça recebeu diversos músicos locais que presentearam os participantes com muito improviso e descontração. A música boa também rolou com os DJs Felipe Hadler e Júlio Bittencourt na “Kombi Vitrola”.
Em meio ao lazer, a intenção do projeto é propor uma reflexão sobre hábitos de consumo que estão diretamente ligados à destinação dos resíduos.
Novas formas de conduta – A partir de 2014, de acordo com a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, todos os dejetos devem ser despejados de forma ambientalmente adequada. A Feira pretende induzir novas formas de conduta nos indivíduos em relação ao meio ambiente.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram distribuídas ao público presente as tabelas de coleta do lixo orgânico e o lixo reciclável em todos os bairros da cidade.
Esta foi a 14ª edição da feira de trocas sendo a segunda de uma série de cinco eventos promovidos pela Associação de Músicos de Ilhabela em um convênio do CEDS-LN (Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte), em parceria com a Católica Unisantos, a Realnorte e a Petrobras.
A próxima edição da Feira de Trocas, Serviços e Saberes acontecerá no dia 5 de agosto (domingo), das 14 às 18 horas, na Praça da Mangueira, no Praia do Perequê.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre a Ilhabela:
- Hospital de Ilhabela e Cealag promovem fórum sobre parto humanizado na próxima semana
- Aluguel de temporada para janeiro está mais barato em Ilhabela
- Ilhabela espera uma das melhores temporadas de verão de sua história
- Projeto Ilhabela em Movimento promove reavaliação física, motivacional e nutricional
- Quanto custa alugar um imóvel de veraneio em Ilhabela no final do ano?