Ilhabela homenageia Cultura Caiçara com teatro, lendas e danças
quarta-feira, 2 de maio de 2012A Festa de São Benedito, uma das festas mais populares de Ilhabela acontece em maio e junto com ela a Congada, manifestação de mais de dois séculos que se mantém graças à fé e a devoção dos caiçaras do arquipélago.
A Semana da Cultura Caiçara é realizada há 12 anos e traz uma programação que integra a Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito e diversas atrações promovidas pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e da Associação Cultural dos Congueiros de Ilhabela.
Dentre as atrações da programação voltada à cultura caiçara haverá apresentações de danças tradicionais e lendas de Ilhabela e o espetáculo teatral “Histórias do Cotidiano Caiçara”, no dia 15 de maio, no Galpão das Artes, na Cocaia, e no dia 16, no Centro Cultural, na Praia Grande, no sul.
Danças Folclóricas – As Danças Folclóricas de Ilhabela – a Ciranda e o “Tira Chapéu” também são chamados de fandango, função, baile ou ciranda, é um conjunto de dança ou figurados que podem ser bailados, sapateados ou tamanqueados.
“São danças dos nossos antepassados trazidas para Ilhabela pelos colonizadores europeus. Eram dançadas em salões, nos terreiros das casas comemorando aniversários, casamentos ou festas religiosas. Constam de uma coreografia simples, aos pares e formação em círculos concêntricos, homens por fora e mulheres por dentro”, explica o Professor Adriano Leite, caiçara e pesquisador das tradições e das manifestações religiosas e culturais de Ilhabela.
Os tocadores e versistas são caiçaras do sul da ilha que compõem o conjunto Raízes de Ilhabela. Os versistas improvisam os versos onde reside a beleza e a riqueza da imaginação. São de composições simples, ingênuas, verdadeiras joias da literatura popular, ora inserindo profunda filosofia, ora críticas, ora homenagens a pessoas presentes ou fazendo agradecimentos.
Os alunos da Escola Municipal Prefeito Leonardo Reale que apresentarão a coreografia dirigida pelo Professor Adriano.
A dança do “Pau de Fitas”, que também faz parte da tradição caiçara de Ilhabela, acontece com um mastro sustentado no centro da roda da dança pelo “guião”. Da ponta do mastro saem pares de fitas que são seguradas por seis meninas e seis meninos alternadamente.
Os integrantes executam as figurações segurando a ponta das suas fitas, dançando ritmadamente, trançando e destrançando as fitas em torno do mastro sempre seguindo ritmadamente aos passos de acordo com os versistas.
Lendas caiçaras – Serão encenadas duas lendas, com texto e direção é do Professor Adriano Leite e os dois elencos são formados por alunos do das Escolas Municipais Professora Mércia Nascimento Dias e Prefeito Leonardo Reale.
“As Lavadeiras do Saco do Sombrio” é uma lenda que conta a história de aparecimentos de objetos de ouro no fundo da Cachoeira Grande no Saco do Sombrio quando as mulheres iam lavar roupa e ficavam desesperadas para pegarem os objetos, mas eles fogem quando tentam pegar.
“O pássaro com o bico de tesoura” é uma lenda sobre a história trágica de um menino que fala muito a palavra “desgraça” que significa “não ter a graça de Deus”. Os caiçaras antigos, para não falar essa palavra, pronunciam “nome seco”, pois quando alguém fala “desgraça” sempre um caiçara antigo diz “olhai, não me fale esse ‘nome seco’ porque se não ele vem buscar”.
Peça teatral – O espetáculo teatral “Histórias do cotidiano Caiçara” retrata a vida dos caiçaras de Ilhabela, mostrando o trejeito, o linguajar e situações verídicas do dia a dia do caiçara. O texto do Professor Adriano Leite. A direção de Adriana Lira, professora das oficinas de teatro da Fundaci. O elenco é formado pelos alunos das oficinas que apresentarão três atos: “A Bontade do Sorbete”, “A Caganeira de Mirto” e “A Visita do Médico”.
Extensa programação – A programação ainda integra a Congada que é o ponto alto da Festa de São Benedito que neste ano contará no dia 19 de maio, sábado, com o show de Ataíde e Alexandre e a famosa Banda CPM 22, no dia 20, na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila.
Fonte: Prefeitura de Ilhabela