Ilhabela intensifica combate aos borrachudos
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012É só falar em borrachudos que já vem aquela lembrança dolorida nos braços, pernas, uma irritação só. Em guia de Ilhabela existe um controle da população desse inseto e o combate contra eles se intensifica nessa época para tentar dar um alívio para os turistas que no verão estão mais expostos.
Em algumas praias e bairros da ilha, a fama deles já é bem grande.
O morador da Ilha aponta o mapa do mosquito: “O lado sul, Jabaquara, Perequê-açu e Água branca”.
E não adianta ter anos de praia, ninguém escapa das picadas doloridas.
“Dos borrachudos não tem como se livrar, a gente tem que enfrentar o borrachudo”, dá a dica a aposentada Helena Carvalho”
Em Ilhabela o incômodo inseto é combatido por um departamento especial que trabalha junto com a prefeitura da cidade. Depois de preparar a armadilha, um líquido que contém uma bactéria que mata as larvas do inseto, é hora de pegar o jipe em busca dos criadouros.
Jair dos Santos, da Sucen, explica como funciona o matador de borrachudos. “Ele come a bactéria, essa bactéria eclode dentro dele e ele morre”.
Em toda a ilha são cerca de 2 mil pontos já mapeados pela equipe e que são considerados locais de reprodução dos borrachudos. Todos têm algo em comum, água corrente. As larvas ficam grudadas em baixo da água se alimentando e acabam ingerindo o veneno. Por isso são nesses locais que o larvicída entra em ação.
Vale lembrar que esse trabalho não vai aposentar o repelente.
O borrachudo
Ele não transmite nenhuma doença e as reações alérgicas não são consideradas graves.
Apesar de incomodar muito quem recebe a picada, o borrachudo tem um lado bom para o meio ambiente. Quando existe borrachudo é sinal de qualidade na água, já que o mosquito só se reproduz em águas limpas e correntes.
Mais notícias sobre a Ilhabela:
- Duas pessoas ficam feridas após cair de cachoeira em Ilhabela
- Ilhabela: Mais de 200 pessoas participam da reunião de 15 anos do CBH-LN
- Prefeitura e Parque Estadual de Ilhabela divulgam horário de tráfego da Estada dos Castelhanos
- FAB continua buscas por helicóptero que desapareceu a caminho de Ilhabela
- Ilhabela recebe Papai Noel itinerante