Ilhabela: Moradores da região da Água Branca apontam prioridades no Plano Plurianual
sexta-feira, 30 de novembro de 2012No total, 404 foram entrevistadas na pesquisa de campo, cujo resultado foi apresentado na 3ª audiência pública para elaboração do PPA 2014-2017.
A Prefeitura de Ilhabela realizou a terceira audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2014-2017, na noite de terça-feira (27/11), na E.M. “José Antônio Verzegnassi”, no bairro Água Branca. A plenária englobou os bairros Perequê, Cocaia, Água Branca, Costa Bela e Reino.
Na ocasião, o secretário municipal de Finanças, Maurício Calil, apresentou o resultado da pesquisa de campo realizada nesta região. Foram entrevistadas 404 famílias, de um total 8.377 habitantes dos cinco bairros. Os moradores apontaram três prioridades: ampliação das instalações e do atendimento da Unidade de Saúde da Família, construção de novos espaços culturais e mais horários de ônibus.
Na proposta do Plano Plurianual apresentado pela Prefeitura de Ilhabela já constam como metas para esta região: ampliação do PSF e do saneamento básico; implantação de sistema de monitoramento; construção de escola de ensino médio; implantação de entreposto pesqueiro no Perequê; pavimentação de ruas; construção de complexo esportivo e quadra de malha; e implantação de academia ao ar livre na área de lazer do Reino.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, elogiou as propostas apresentadas pela comunidade e frisou que a unidade de saúde da Água Branca passa por obra de ampliação. Ele também informou que uma área será desapropriada no Green Park para construção de centro cultural e creche.
Colucci salientou que a prioridade para esta região é o investimento em saneamento básico. “Neste primeiro governo foram cerca de R$ 30 milhões investidos em saneamento na região da Barra Velha, Itaquanduba, Cantagalo e Perequê. Para os próximos anos serão mais R$ 20 milhões em toda esta região da Água Branca. Na próxima semana tenho uma reunião com a presidente da Sabesp, Dilma Penna, e vamos pedir que a obra seja licitada ainda este ano”, concluiu o prefeito de Ilhabela. A 3ª audiência do Plano Plurianual contou com a presença da vice-prefeita eleita Nilce Signorini; dos secretários municipais Flávio César (Esportes), Simone Di Fonzo (Cultura), Sonia Monteiro (Saúde), Lídia Sarmento (Educação), Jovelino Brito (Assistência Social) e Harry Finger (Turismo); dos vereadores eleitos Dra. Rita, Profª Dita e Luizinho da Ilha; da presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosedir Sampaio; da presidente da Associação do Movimento Afrodescendente de Ilhabela (Amai), Noemi Petarnella; e do presidente da SAB do Reino, Renato Calado.
Mais audiências
A próxima audiência do PPA será da região Itaquanduba / Itaguassu nesta quinta-feira (29/11), às 19h, na E.M. Ophelia Reale, no Itaquanduba. Serão realizadas ainda audiências nos seguintes locais: Alto da Barra Velha (4/12, na Escola Dr. Salvador Arena); Norte da ilha (6/12, na Escola Pref. Leonardo Reale); e Plenária geral (11/12, no auditório da Secretaria de Turismo – Barra Velha). Além da Água Branca, já foram realizadas plenárias no sul da ilha e região da Vila. Todas as audiências serão realizadas às 19h.
Fonte: O Noticiado