Prefeitura inaugura a maior escola de Ilhabela
sexta-feira, 12 de julho de 2013A Prefeitura de Ilhabela entregou oficialmente na última semana a Escola Municipal “Prof. Dr. Paulo Renato Costa Souza” – homenagem ao ex-ministro da Educação – localizada na Estrada do Camarão, no bairro Alto da Barra Velha. Vale lembrar que a Prefeitura já havia inaugurado oficialmente no último dia 29 de junho a creche “Antônio Marques”, em homenagem ao empresário Toninho Marques.
Além do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, também estiveram presentes na entrega oficial da nova escola na Estrada do Camarão: a vice-prefeita Nilce Signorini; o chefe de Gabinete Júlio Cezar De Tullio; a secretária de Educação, Lídia Sarmento; a secretária de Saúde, Lúcia Heidorn Reale Colucci; o secretário de Cultura Nuno Gallo, o secretário de Obras Flávio Augusto Lanfredi Miranda; o secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger; o secretário de Meio Ambiente, Cristobal Parraga Gomez Filho; o secretário de Serviços Municipais, Oswaldo Rehder; e o secretário de Assuntos Jurídicos, Sidney Apocalypse. Também participaram da solenidade o secretário de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos, Raul Christiano de Oliveira Sanchez – que como assessor do Ministério da Educação, coordenou com o ex-ministro Paulo Renato a implantação do Programa Bolsa Escola Federal em todo o país – e a representante do secretário de Educação do Estado, dirigente regional de ensino, Edina Paula Roma Teixeira. Para representar a família do homenageado, esteve presente o irmão do ex-ministro, Carlos Alberto Costa Souza, acompanhado de seu filho. Aproveitando a inauguração oficial, os alunos da E.M. “Paulo Renato de Costa Souza” prepararam uma apresentação musical que agradou o público presente.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, frisou a importante conquista do município com a inauguração de mais uma escola. “Inauguramos há alguns dias a creche Antônio Marques e agora, com um investimento de R$ 3,2 milhões, a escola Prof. Dr. Paulo Renato Costa Souza. É investindo na educação que o município desenvolve e é isso que estamos fazendo. A escola é diferenciada, traz um novo conceito. Estou feliz por homenagearmos o nome deste defensor da educação, o ex-ministro Paulo Renato”, disse Colucci.
Segundo a secretária de Educação, Lídia Sarmento, a escola – que surgiu devido a um projeto da atual administração – é motivo de orgulho para todos funcionários. “A escola é a ‘menina dos olhos’ da administração. Nós envolvemos muita gente para que esse sonho se tornasse realidade e conseguimos. Estamos todos de parabéns”, declarou a secretária.
Arquitetura diferenciada
Em funcionamento desde o início do semestre, a unidade atende cerca de 500 alunos, em dois períodos, do 2° ao 8° ano e é dona de uma arquitetura diferenciada. As 12 salas da escola são descentralizadas, um novo conceito arquitetônico. É a maior unidade educacional da cidade, com um investimento de R$ 2,3 milhões. Por entre árvores e flores, os alunos percorrem as calçadas que levam a cada uma das salas de aula. É uma área gigantesca, com aproximadamente 23 mil metros quadrados.
Do alto é possível ver perfeitamente o novo modelo de escola, construída com tijolos e eucaliptos tratados e totalmente integrada à natureza do local. Também proporciona um grande espaço de convívio, arborizado e com equipamentos de lazer, entre eles, um anfiteatro e uma quadra poliesportiva.
O gestor da escola, professor Adalberto Henrique da Silva Lopes, o Beto, ressaltou a determinação e o empenho de todos os funcionários e agradeceu, “Foi linda a demonstração de carinho com a nossa escola e tenho certeza que este momento grandioso ficará marcado na história do município”, afirmou o gestor.
Homenagem
O homenageado, Paulo Renato Costa, era economista e gestor público. Deixou seu maior legado na área da Educação. Como Ministro da Educação durante os dois mandatos do Governo Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato revolucionou a gestão pública na área educacional. Reformulou a Lei de Diretrizes e Bases, criou o Fundef e foi precursor nos processos de avaliação com o lançamento do Enem e Provão.
O irmão do ex-ministro, Carlos Alberto Costa Souza, agradeceu as homenagens. “Se cada prefeito, de cada município, investisse na educação, nós teríamos, com certeza, em 20 ou 30 anos, um país melhor”, ressaltou.
O ex-ministro também foi secretário da Educação do Estado de São Paulo durante os Governos de Franco Montoro e José Serra. Foi o primeiro reitor eleito da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP em 1986. Posteriormente foi Gerente de Operações do Banco Inter-Americano (BID) em Washington no início dos anos 90. Nos anos 70 trabalhou na Organização Internacional do Trabalho (OIT) como diretor do Programa Regional de Emprego da América Latina e do Caribe, baseado no Chile, além de outras agências das Nações Unidas. Paulo Renato Souza se formou em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Posteriormente obteve seu Mestrado pela Universidade do Chile e Doutorado pela UNICAMP, onde também foi professor titular.
Fonte: Prefeitura Ilhabela
Mais notícias sobre a Ilhabela:
- Moradores se mobilizam contra mudança de zoneamento em Ilhabela
- Campanha de Vacinação contra a Gripe tem início hoje (15) em Ilhabela
- Ursula Möllhoff comemora 50 anos no Brasil com mostra de artes em Ilhabela
- Ilhabela recebe workshop da RMVale
- Ilhabela está pronta para a Terceira Corrida e Caminhada Só para Mulheres